Portal das Receitas Portal das Receitas Usuários on line
2

+Acessadas Categoria

gif
Envie a um(a) amigo(a)

receitas de pratos prediletos

receita de torresmo pururuca

gif

Ingredientes



Para fazer 1 kg de torresmo:

2 mantas de barriga fresca (de cerca de 1,5 kg cada)
½ colher (sopa) de sal
2 litros de óleo virgem


Modo de preparo



Para fazer 1 kg de torresmo:

Abra a manta da barriga e com uma faca bem afiada retire o excesso de banha da pele.

Lave a manta em água corrente e deixe escorrer a água.

Corte a barriga em retângulos pequenos (6 x 1,5 cm) e faça riscos transversais para que a gordura derreta melhor e o torresmo enrole.

Coloque a banha cortada numa panela e cubra com óleo virgem (cerca de 1 litro). Ligue o fogo em temperatura média, mexendo sempre por 20 min até a banha mudar de cor e ficar com textura firme. Tempere com o sal.

Ainda no fogo, a barriga começará a estalar a pele formando bolhas brancas (20 min). Neste momento, com o fogo ligado para não encharcar, retire o torresmo com uma escumadeira e coloque-o em uma caixa plástica.Deixe o óleo no fogo por mais 5 min para evaporar toda a água.Deixe esfriar o óleo e cubra o torresmo (que está na caixa plástica) com este óleo que esfriou. (Obs.: guarde no mínimo por 3 dias na geladeira. Pode ser guardado por até 1 mês).

Coloque o torresmo e o óleo (que ficaram guardados na geladeira numa panela em fogo médio até atingir 100°C. Deixe ao lado outra panela (ou um tacho) com 1 litro de óleo virgem em fogo alto (200°C).Conforme a gordura que está no torresmo for derretendo, vá colocando-a na panela (ou tacho) que está ao lado e deixe no fogo até atingir a temperatura de 200°C.

Quando o torresmo estiver amolecido, coloque-o aos poucos no óleo quente. Ele irá pururucar (formar bolhas brancas na pele).

Pururuca: termo que designa a pele tostada do porco que se torna quebradiça e crocante ao ser assada; consistência crocante da pele do leitão, obtida primeiramente assando-o no forno e, depois, banhando a pele já dourada com óleo quente, para empipocar.

Restaurante mineiro

Fone: (11) 50939950

Se a fonte da receita abaixo informada estiver com o nome errado, favor enviar email para: Contato do Portal das receitas

A equipe do Portal das receitas agradece e atualizará para seu devido crédito.

Fonte: Ana Maria Braga


Parecemos tão livres e estamos tão encadeados...
  Autor: Robert Browning
Copyright © 2004-2017 - Portal das receitas - Todos os direitos reservados.